Para Refletir





Para refletir

Assuntos para pensar, discutir e agir.

Leiam, opinem, divulguem.

domingo, 6 de março de 2011

Carnaval na Ilha da Penha

Carnaval na Ilha da Penha


As obras para o asfaltamento do trecho Santa Marta x Patrimônio da Penha x Mundo Novo estão de vento em popa, ou melhor, de chuva na popa. A prefeitura está manilhando todo o trecho, para a água passar por baixo. Infelizmente o homem ainda não percebeu que quem escolhe o ruma da água é ela mesma, e não nós. Não adianta querer aterrar, manilhar, mudar o curso, pois um dia a água vem e toma tudo de volta. Então, eles querem colocar manilhas nos córregos e pequenos riachos que descem na serra. Há uma semana do carnaval, eles resolveram tirar a ponte e colocar as manilhas, oferecendo uma travessia provisória para os automóveis. Mas não foi só de um lugar, isso aconteceu nas duas saídas da vila de Patrimônio da Penha. E veio a chuva, e muita chuva, e carregou manilha, ponte, e tudo mais o que estava pelo caminho. Resultado, ficamos ilhados. O ônibus escolar não veio mais, e as crianças daqui da vila que foram a escola saíram mais cedo durante toda a semana, porque a maior parte dos alunos vem da zona rural. Os jovens que dependem do ônibus para irem até a escola de ensino médio de Divino de são Lourenço também passaram 1 semana em casa. Por vários dias nem mesmo o único ônibus da linha que chega até aqui veio, ou quando vinha parava a alguns quilômetros da vila por não ter como passar pelo atoleiro provocado pelas obras. Teve dia que nem mesmo o motoqueiro que traz o pão todos os dias pela manhã apareceu. Muitas pessoas que precisavam passar pela estrada para irem ao trabalho também tiveram que ficar em casa. Turistas que viriam passar o carnaval por aqui cancelaram as reservas. Pra não dizer que ficamos completamente isolados, tem alguns atalhos e desvios que podemos pegar pra chegar até Divino, mas com a chuva, nem sempre são estradas seguras e adequadas para o aumento do fluxo de carros.

saindo da Penha em direção a Mundo Novo


estrada


ponte para passagem (???) dos moradores



Bom, mas mesmo assim recebemos pessoas por aqui, que trouxeram alegria para o carnaval na ilha da Penha. A feirinha livre aconteceu todos os dias do feriado, mesmo debaixo de chuva, e com muita animação, música e a venda e troca dos produtos locais. Isso foi uma decisão dos próprios feirantes, moradores da vila e da zona rural, que acreditam na feira, e que encontraram ali uma forma de mostrar e comercializar seus produtos. Além de ter se tornado um ponto de encontro e manifestações artísticas.

Feira Livre da Penha
todos os sábados
e especialmente durante o feriado de carnaval, todas as manhãs


Um comentário:

  1. Olá amigos, estou com viagem programada para a cidade de vcs agora no próximo feriado e gostaria de saber como estão as condições da estrada, se melhoraram ou se continua sem passagem...gratidão desde já!

    Ahoo

    ResponderExcluir

Sua contribuição é muito importante para nós!